Quem sou eu

Minha foto
Aqui vou contar um pouco de minha história e um pouca da história da Umbanda sagrada. FILHO DE OXOGUIÃ.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Reencanação dos Espiritos

Reencarnação significa a possibilidade que o espírito  tem de regressar à vida física, em um novo corpo, tantas vezes quantas forem necessárias, para um aprimoramento progressivo, através da aquisição de experiências e da expiação do passado.
A ideia da reencarnação não é uma invenção ou descoberta da Doutrina Espírita, pois já vem de outras filosofias religiosas, que, também, a seu modo acreditavam na vida após a morte e  na reencarnação do espírito. A reencarnação é a única resposta e explicação coerente, com a ideia que se faz da Justiça Divina e do amor absoluto de Deus para com todos os Espíritos, sobre o porquê de existirem tantas dificuldades no mundo, desde ordens físicas até espirituais.
Em geral, a lei da reencarnação decorre da lei do carma (que faz a alma retornar ao plano físico para equilibrar atos passados) e da lei da evolução (que faz a alma cumprir etapas precisas de formação e desenvolvimento). Com o passar das encarnações, o ser eleva-se, tornando-se menos suscetível às influências do mundo externo. À medida em que se liberta de vínculos materiais, adquire maior flexibilidade no relacionamento com a lei da reencarnação. Quanto menos apegos tiver o ser, mais útil será ao Plano Evolutivo. Dessa forma, pode encarnar com propósitos bem definidos e abrangentes, como por exemplo, ser alguém que veio colaborar na elevação do nível de consciência do planeta.
Pela lei do carma material, as encarnações assumem diferentes graus de importância e função. As do ser humano comum, visam suprir a necessidade que sua alma tem de viver no mundo  denso. As do ser humano de evolução média, permitem vivências específicas para levá-lo a reconhecer a meta da sua existência e aprender a colaborar na sua realização. Há também reencarnações que podem ser chamadas de “repouso”, nas quais a consciência interior pouco atua, deixando a personalidade recompor-se de esforços efetuados no passado. Já o homem evoluído, vem ao mundo físico com a finalidade específica de realizar alguma tarefa da hierarquia espiritual e não por motivos pessoais, pois sua energia interior pode fluir com mais liberdade e colaborar com a necessária cura do planeta. Finalmente, há os que vem para atuar como veículos de alguma grande energia, consciência ou entidade, como exemplo. Krishna, Sidarta Gautama e Jesus.
Ao retirar-se do corpo físico, a consciência dá início ao movimento de recolher-se em si mesma.O corpo etérico, fica então desabitado e leva, habitualmente algumas horas para se desfazer. Na desencarnação, as reações, sentimentos, desejos e envolvimentos com os fatos concretos são os mesmos de antes, nessa fase, em geral o ser procura perpetuar situações vividas. Muitos desencarnados demoram a reconhecer que desencarnaram e estão em outro plano, pois quanto mais egoísta o individuo, maior sua ligação com o mundo concreto, o que o leva a prosseguir experimentando, no plano emocional, as sensações que conheceu durante a vida encarnada. Passa-se tempo até que a consciência consiga desprender-se dos hábitos adquiridos pela personalidade em sua existência física.
Quando o corpo físico é cremado, a tendência de uma consciência menos evoluída, é a de permanecer nos arredores dele. Ela ingressa numa espécie de sono profundo, pois não é amadurecida o suficiente para interagir de modo lúcido com os níveis sutis. Já o indivíduo mais evoluído, experimenta, após ter-se retirado do corpo físico e etérico, algo semelhante ao despertar de um rápido sono e dá prosseguimento, no plano astral, às experiências e ao ritmo de vida de sua recente encarnação.
Acreditamos, que, atualmente, muitos espíritos, estejam acordando para a vida reencarnatória, com maior consciência da evolução espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário